quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Atividade 1 - Artistas e movimentos após a Semana de arte moderna
Portinari - o retirante



Criança morta é um quadro com uma carga dramática potencializada pela sua composição: o terreno árido, as lágrimas das meninas, e o próprio aspecto tenebroso dos outros componentes. Um quadro que representa a luta entre a vida e a morte .









Enterro na rede representa a morte de um retirante no meio do seu caminho, morto numa emboscada, segundo a obra " vida emorte Severina ". Observam- se pedras no caminho, e também mulheres lamentando o morto .




Em " A família de retirantes " representa uma família pobre, descalças pelo caminho árido, as crianças desnutridas e claramente doentes, pelos ossos à mostra, ou a barriga proeminente indicando vermes, levando seus poucos pertences por um caminho de morte, com seus ossos e urubus, quando já desponta a noite, fao que podemos perceber pela lua cheia e algumas poucas estrelas .






Vida e morte severina

" O retirante resolve apressar o passo para chegar logo ao recife "

'— Nunca esperei muita coisa, digo a Vossas Senhorias. O que me fez retirar não foi a grande cobiça o que apenas busquei foi defender minha vida de tal velhice que chega antes de se inteirar trinta se na serra vivi vinte, se alcancei lá tal medida, o que pensei, retirando, foi estendê-la um pouco ainda. Mas não senti diferença entre o Agreste e a Caatinga, e entre a Caatinga e aqui a Mata a diferença é a mais mínima. '


Severino explica que saiu da Caatinga antes que ficasse velho, mas que não percebu diferença nenhuma ao ir para o Agreste.

Poemas de Portinari e a relação com seus quadros

Em "Respirar", Portinari faz menção clara ao quadro "Criança morta", onde relata o desespero da mãe e das irmãs pela morte do menino, no meio do caminho, já tendo alucinações por causa do sol forte, da sede, do cansaço. Já em "Deus de violência", Portinari fala sobre o quadro "Família", um poema que apela para a pobreza dos retirantes, suas roupas sujas e rasgadas, seus poucos pertences e suas crianças doentes. Mulheres grávidas, homens velhos, crianças bem novas, vão fugindo das "secas, que vão a morte semeando."

2 comentários:

Anna Luiza, Juliana Benez e Maria Carolina Lara 3ºB disse...

Achamos muito interessante esse post. Já que faz menção a diversas obras de Portinari, mostrando seu interesse pelos problemas sociais presentes no Brasil, principalmente, em relação ao sertão e a população pobre brasileira.

Hanna Heid, Karine Alencastro e Matheus Sanches. disse...

Parabéns pelo blog de vocês. Um dos poucos que preocupou-se realmente em colocar legenda com explicação nas fotos, e muito boa a ênfase dada aos problemas que há Brasil, ilustradas por Portinari.